Eletiva nº 3 - Educação ambiental e sustentabilidade

RESPONSÁVEL


Stephany

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposição de tema dessa Eletiva implica estabelecer um diálogo dos fundamentos e conhecimentos básicos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, para possibilitar formação cognitiva e o desenvolvimento com ênfase na consciência ambiental mais voltada para a uma noção de responsabilidade, consciência socioambiental, que contribui para a formação de sujeitos mais coerentes em suas relações com a natureza, estabelecendo uma consciência ambiental, por meio do pertencimento, quanto aos problemas ambientais, as causas e consequências em seu bairro e cidade e no campo, considerando o seu território local, regional e global.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Pesquisaremos sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade levantando discussões sobre as questões ambientais da atualidade. • Confeccionaremos objetos a partir de material reaproveitáveis. • Mostraremos documentários/vídeos que abordam a temática em questão. • Faremos exposições (ao longo do projeto) das atividades desenvolvidas pelos alunos. Nessa atividade os alunos farão apresentações como danças, canto, apresentação teatral, rimas, exposição de arte, desfile, confecção de murais, confecção de cartazes, etc., proporcionando, assim, uma experiência imersiva entre os educandos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realizaremos uma mostra e exposição dos trabalhos/atividades desenvolvidos ao longo do projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia



    Eletiva nº 15 - ESPANHOL PARA O ENEM: estudios en la lengua de Gabriel García Márques.

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Estudar espanhol no ensino médio brasileiro é crucial por diversos motivos, incluindo a importância do espanhol como língua internacional, a proximidade com países hispanohablantes e as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que a língua oferece. Integração Latino-Americana: o espanhol é a língua oficial de grande parte da América Latina, facilitando a comunicação e o entendimento com países vizinhos. Mercado de Trabalho: o domínio do espanhol abre portas para diversas oportunidades profissionais, especialmente em áreas relacionadas ao comércio internacional, turismo e comunicação. Relações Internacionais: o espanhol é uma língua de comunicação em diversos contextos internacionais, como negociações, encontros diplomáticos e eventos culturais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Preparar os alunos para a prova de Espanhol do ENEM, desenvolvendo competências linguísticas e habilidades de interpretação e produção de textos em espanhol, com foco nos temas abordados nas provas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  •  Descrição: Os estudantes participarão de uma simulação envolvendo casos históricos onde a língua espanhola foi empregada ou reforçado nas assembléias das Nações Unidas, movimentos de direitos civis, ou crises humanitárias contemporâneas. Se dará através de apresentação de seminários.  Objetivo: Promover o entendimento prático da aplicação da língua em diferentes contextos históricos e contemporâneos, incentivando o pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisões éticas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Espanhol



    Eletiva nº 16 - Artesanato Indígena-Brasileiro

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A arte indígena brasileira desempenha um papel crucial na compreensão e preservação da diversidade cultural e histórica do Brasil, sendo uma expressão vital da grande diversidade de povos originários do Brasil, refletindo suas tradições, crenças, mitos e valores, transmitindo conhecimentos de geração em geração. A arte indígena oferece oportunidades para o diálogo intercultural. Ao criar e manter formas artísticas tradicionais, as comunidades resistem à assimilação cultural e fortalecem seu sentido de identidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Valorizar e promover o artesanato indígena, contribuindo para a preservação da riqueza cultural dos povos indígenas, promovendo um maior entendimento e respeito entre diferentes culturas. Isso pode contribuir para a construção de pontes entre as comunidades indígenas e a sociedade em geral, fomentando o diálogo intercultural e combatendo estereótipos específicos. Estimular a criatividade dos alunos, encorajando a criação de peças originais que respeitem e celebrem a tradição indígena.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Organizar uma exposição aberta à comunidade escolar, apresentando as peças produzidas pelos estudantes. A culminância também pode incluir apresentações culturais, como danças e músicas de origem indígena, promovendo uma experiência cultural imersiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História



    Eletiva nº 17 - Matemática em Ação: Desvendando o Mundo com Números e Formas

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • : A matemática, muitas vezes vista como abstrata e distante da realidade, é uma ferramenta poderosa para compreender e interagir com o mundo ao nosso redor. Esta eletiva visa desmistificar a matemática, explorando suas aplicações práticas em diversas áreas, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas nos alunos do ensino médio e fundamental. Ao conectar conceitos matemáticos a situações concretas e desafiadoras, busca-se despertar o interesse, a autonomia e o prazer em aprender matemática.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico através da exploração de problemas e desafios matemáticos. Compreender a aplicabilidade da matemática em diferentes contextos do cotidiano. Estimular a criatividade e a busca por soluções inovadoras para problemas matemáticos. Promover o trabalho em equipe, a comunicação e a troca de ideias na resolução de tarefas. Adaptar as atividades e os conteúdos para atender às necessidades e aos interesses dos alunos do ensino fundamental e médio.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 1. A culminância envolverá trabalhos científicos – pesquisas e resolução de questionários; 2. Produção de trabalhos científicos na área de Ciências da natureza e matemática no cotidiano. para ser apresentado no Simpósio de Eletivas ao final do segundo semestre de 2025.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 18 - PROTAGONISTAS DA ESCRITA NA ERA DIGITAL: A CARTA NA MANGA E ÀS TÉCNICAS PARA UMA REDAÇÃO 1000

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A escrita é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação eficaz e do protagonismo juvenil, alinhando-se diretamente aos Eixos Formativos (Formação Acadêmica, para a Vida e para o Desenvolvimento das Competências do Século XXI) e aos Princípios Educativos (Protagonismo Juvenil, os 4 Pilares da Educação, Pedagogia da Presença e Educação Interdimensional).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva visa capacitar os estudantes do Ensino Médio a dominarem as estratégias e técnicas de escrita essenciais para se comunicarem de forma eficaz e persuasiva, tanto em contextos acadêmicos (com foco na Redação 1000 do ENEM) quanto nas demandas da era digital. Busca-se desenvolver o protagonismo na escrita, incentivando a expressão autêntica, a argumentação sólida e a adaptação a diferentes gêneros textuais e plataformas de comunicação, transformando suas ideias em textos autênticos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 1. A culminância envolverá trabalhos científicos – pesquisas e resolução de questionários; 2. Produção de trabalhos científicos na área de Anatomia e Biotecnologia para ser apresentado no Simpósio de Eletivas ao final do primeiro semestre de 2025.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 19 - BICHOLOGIA - ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE DO CERRADO.

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O cerrado é um bioma extremamente rico em fauna, flora, além de apresentar potencial hídrico, muitas espécies de animais e plantas ainda não são conhecidas ou não foram catalogadas, no entanto, sabe-se que são identificadas 837 espécies de aves, 197 de mamíferos, 180 de répteis, 113 de anfíbios e uma infinidade de insetos diferentes. O cerrado também é divisor de águas, possui uma grande quantidade de água de superfície e subterrânea.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O trabalho será em sala de aula, nos pátios do colégio, onde estudaremos a fundo sobre espécies do cerrado e como elas se correlacionam Na sala de aula o professor regente apresentará videos e fotos com as riquezas do cerrado goiano, questões de enem e vestibulares voltados para a área de conservação e características do bioma para que os alunos saibam diferenciá-las quando vistas pessoalmente e estejam preparados no momento do vestibular. Todo o registro ficará salvo em um sistema de armazenamento on-line para evitar percas. Os alunos também receberão instruções de como se portar em ambiente de reserva, ou até mesmo em ambiente natural não controlado.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentaremos na culminância um guia de ecologia e diversidade do cerrado. Nesse guia contará com textos e fotos da biodiversidade do cerrado goiano e como as espécies relacionam entre-si.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia



    Eletiva nº 20 - Rádio Escola: Vozes que Transformam

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Vivemos em uma sociedade hiperconectada, mas paradoxalmente carente de espaços verdadeiramente democráticos de fala e escuta. Neste contexto, a rádio escolar torna-se uma ferramenta poderosa para que os jovens possam não apenas consumir, mas produzir informação com base em valores éticos e democráticos. Ao trabalhar com temas ligados aos Direitos Humanos, história, cultura e cidadania, os estudantes aprenderão a comunicar com responsabilidade, refletir criticamente e contribuir ativamente com o ambiente escolar e a comunidade local.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva “Rádio Escola: Vozes que Transformam” tem como proposta central criar um projeto de rádio escolar interdisciplinar que articule os conhecimentos de Sociologia, História, Língua Portuguesa e Matemática. O projeto permitirá que os alunos sejam protagonistas na produção de conteúdo crítico, criativo e informativo, abordando temas sociais e históricos relevantes sob a perspectiva dos Direitos Humanos. A rádio escolar será um espaço de escuta, reflexão e transformação social.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O projeto “Rádio Escola: Vozes que Transformam” se propõe a ir além dos muros, da sala de aula, promovendo uma prática educativa viva, significativa e conectada com os valores da democracia, da liberdade e da justiça social. Ao unir os conhecimentos da História, da Sociologia, da Língua Portuguesa e da Matemática em uma experiência de comunicação ativa, buscamos formar jovens críticos, criativos e conscientes de seu papel social.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 21 - O Poder dos Quadrinhos - Narrativas e Identidades

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Capacitar os estudantes a se tornarem leitores críticos e produtores criativos de quadrinhos, utilizando essa linguagem para explorar e valorizar suas próprias identidades e as dos outros.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Os quadrinhos são uma ponte poderosa entre a leitura e a criatividade, misturando texto e arte para contar histórias. Presentes no dia a dia dos alunos, eles são a ferramenta perfeita para desenvolver não só a leitura crítica, mas também o letramento visual, a expressão artística e a valorização da diversidade. Este projeto propõe uma imersão no universo das HQs, com os estudantes no comando da narrativa. Eles não apenas analisarão como os quadrinhos representam o mundo, mas também criarão suas próprias histórias, com seus personagens e suas vozes, refletindo sobre identidade, protagonismo e empatia.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Culminância "Mostra HQ: Nossas Histórias, Nossas Vozes": O evento final não é apenas uma exposição. É uma feira de lançamento. Cada aluno ou grupo tem uma "banca" para apresentar sua HQ. Eles podem fazer uma sessão de autógrafos, conversar com a comunidade escolar sobre o processo criativo e até mesmo "vender" suas HQs simbólicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 22 - Matemática Básica: uma revisão das propriedades das quatro operações aritméticas.

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico através da exploração de problemas e desafios matemáticos. Compreender a aplicabilidade da matemática em diferentes contextos do cotidiano. Estimular a criatividade e a busca por soluções inovadoras para problemas matemáticos. Promover o trabalho em equipe, a comunicação e a troca de ideias na resolução de tarefas. Adaptar as atividades e os conteúdos para atender às necessidades e aos interesses dos alunos do ensino fundamental e médio.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Verificar o nível de conhecimento dos estudantes a respeito da pesquisa básica/aplicada; Abordar os conhecimentos das regras operatórias da matemática que combine teoria e prática, contextualização dos conteúdos e desenvolvimento de habilidades interdisciplinares. Contribuir para formação científica, educacional, tecnológica e cidadã dos estudantes; Caracterizar os modelos científicos para compreender a natureza; Estudar os principais problemas causados pelo desenvolvimento científico; Preparar os alunos para aplicar os conhecimentos obtidos nessa eletiva em situações.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 1. A culminância envolverá trabalhos científicos – pesquisas e resolução de questionários; 2. Produção de trabalhos científicos na área de Ciências da natureza e matemática no cotidiano. para ser apresentado no Simpósio de Eletivas ao final do segundo semestre de 2025.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 23 - Ética e Carreira.

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta visa preparar os alunos do Ensino Médio e Fundamental para o ingresso no mundo do trabalho e para a vida em sociedade de forma consciente, crítica e ética. Ao discutir temas como responsabilidade, respeito, empatia, integridade e comprometimento, buscamos contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com dilemas éticos e tomar decisões alinhadas aos seus princípios e metas de vida.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvimento de habilidades de conhecimento a partir do tema empreendedorismo e Ética potencializar as características do trabalho em equipe, da inovação, resolução de problemas, criticidade entre outras que fortalecem o alcance do seu projeto de vida. • Promover o desenvolvimento da consciência ética e da construção de um projeto de vida profissional por meio de reflexões, práticas e orientações que auxiliem os estudantes do Ensino Médio e Fundamental a reconhecerem seus valores, habilidades e interesses, contribuindo para escolhas responsáveis e alinhadas com suas metas pessoais e sociais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mês de agosto, vídeos explicativos de como montar o próprio negócio. Mês de setembro, palestra de um proprietário de uma empresa contábil e visita a uma indústria. Módulo - I Mês de outubro, divisão dos alunos em grupos para pesquisar sobre início da formação de cada empresa proposta a eles. Módulo - II Mês de novembro, apresentação dos grupos dos resultados do início da formação das empresas. Módulo - III Mês de dezembro, organização e treinamento para a culminância.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 24 - Matemática Básica no Cotidiano.

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva “Matemática Básica no Cotidiano” foi criada em resposta às lacunas significativas na aprendizagem de matemática identificadas entre os estudantes do Ensino Fundamental II do CEPI Osmundo Gonzaga Filho. Segundo Dante (2018), lacunas no domínio das operações básicas impactam diretamente a compreensão de conteúdos mais avançados, resultando em baixo rendimento em avaliações externas como ENEM e vestibulares. No cenário do Ensino Médio, trabalhar essas operações de forma desafiadora é também uma forma de consolidar competências exigidas pela BNCC. Esta eletiva propõe uma abordagem que une metodologias ativas, problemas contextualizados e gamificação para potencializar o aprendizado e desenvolver competências cognitivas e socioemocionais, transformando a sala de aula em um espaço de investigação, colaboração e aplicação prática.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • : Desenvolver e consolidar o raciocínio lógico-matemático dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por meio da resolução de problemas desafiadores e contextualizados que envolvam as quatro operações e suas extensões (potenciação, radiciação, porcentagens, fatoração, equações e funções), integrando conceitos de álgebra, geometria e educação financeira com uso de metodologias ativas e recursos digitais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 1. A culminância envolverá a apresentação dos alunos que compõe a eletiva dos jogos matemáticos desenvolvidas no período desta, para instigar e estimular os colegas no estudo da Matemática de uma forma leve e divertida;
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 25 - Educação para um Estilo de Vida Saudável

    RESPONSÁVEL


    Stephany

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O objetivo principal deste projeto é capacitar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos para que possam adotar um estilo de vida mais saudável. Isso inclui incentivar a prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada, a importância de dormir bem, técnicas de relaxamento e o gerenciamento do estresse.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Incentivar a diversão pela prática de atividades físicas: Motivar os alunos a encontrar prazer e satisfação nos exercícios físicos, promovendo uma atitude positiva em relação à prática regular de atividades
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Organizar demonstrações de exercícios em grupo, incluindo jogos e desafios físicos que promovam diversão e cooperação. Apresentação de Slides com fotos e vídeos das atividades, equipamentos utilizados, juntamente com clipes de vídeos gravados durante as aulas, depoimentos dos alunos. Dividir a apresentação em grupos, onde cada grupo apresenta a história e a evolução de uma modalidade esportiva específica. Ferramentas digitais ou murais para criar linhas do tempo visuais, vídeos que narram a evolução dos esportes. Ensinar e revisar os conceitos básicos de ângulos e sua aplicação na análise de movimentos esportivos. Representações visuais ou físicas, vídeos educativos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física